Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 18 de abril de 2024

Morre o tenente-coronel da antiga União Soviética que evitou - por minutos - o início de uma grande guerra atômica com os Estados Unidos, em 1983

Quarta 20/09/17 - 9h

Morreu em casa, nos arredores de Moscou, na Rússia, Stanislav Petrov, o tenente-coronel que evitou - em 1983 - uma guerra nuclear entre a União Soviética e os EUA. "Sim, ele morreu em maio", confirmou ontem Dmitri Petrov, filho do militar, à imprensa local.
ANIVERSÁRIO
A morte não tinha sido divulgada pela família de Stanislav Petrov e só foi revelada depois que um cineasta alemão ter ligou para o militar no início de setembro para parabenizá-lo pelo aniversário. O histórico incidente do qual Petrov foi protagonista ocorreu numa noite de setembro de 1983, perto de Moscou.
FALSO
Petrov, na época um tenente-coronel de 44 anos, estava no centro de comando do sistema de alerta de ataques com mísseis da União Soviética, quando os equipamentos registraram aviso que foguetes intercontinentais dos EUA voavam contra alvos soviéticos.
DESATIVAR
O oficial - que poderia ordenar o contra-ataque - não confiou nos equipamentos. Após checar os dados, identificou erro e desativou a tempo o sistema de início da represália.
3ª GUERRA
Sua rápida ação de revisar os equipamentos evitou a 3ª Guerra Mundial e provavelmente a destruição da Terra. Petrov nunca contou nada à sua família e jamais se considerou herói. Ele afirmava que simplesmentefez seu trabalho. A proeza se manteve em segredo até a queda do regime socialista, em 1991.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais