Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 25 de abril de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: Suspeito de fraudar IR está fora do país - Contador mora em Angola, onde presta serviço para construtora brasileira - Girleno Alencar - O contador Hewerton Willian Gonçalves Fiúza, apontado pelo Ministério Público Federal como mentor da “Máfia das Fraudes do Imposto de Renda”, mora atualmente em Angola, na África, onde presta serviços para uma construtora brasileira que executa obra naquele país. Ele está sendo acusado pela esteticista Lucineide Ribeiro da Silva de fraudar recibos em seu nome, identificando-a como “psicóloga”, e de vender esse documento para médicos, advogados e outros profissionais liberais, para que fossem feitas deduções no Imposto de Renda.
O motoboy Gélson Soares da Cruz, que morreu em 23 de maio de 2003, também teve o CPF usado pelo esquema, com a emissão de vários recibos em seu nome, como se fosse fisioterapeuta. O HOJE EM DIA teve acesso ao processo, na tarde ontem. A Polícia Federal iniciou as investigações em 2003 e, na semana passada, dez pessoas foram denunciadas oficialmente.
A esteticista e massagista Lucineide Ribeiro da Silva afirmou, à reportagem do HOJE EM DIA, que “já sofreu muito” depois que seu nome foi usado indevidamente. Ela alega que o problema começou quando passou para Hewerton Gonçalves a contabilidade do estabelecimento e foi “surpreendida quando estourou o escândalo dos recibos falsos”. O advogado Leandro Durães Oliveira, que defende Lucineide, afirmou que irá impetrar uma ação de indenização contra todas as pessoas que usaram recibos falsos de sua cliente para deduções do Imposto de Renda, além de Hewerton, pelas falsificações dos documentos.
De acordo com o advogado, Lucineide somente descobriu que seu nome estava sendo usado indevidamente quando recebeu notificações da Receita Federal, cobrando-lhe pelo imposto que teria deixado de pagar depois de prestar serviços a vários clientes como psicóloga. Ela mostrou a Hewerton as notificações e ele teria prometido resolver o problema. O contador, então, parcelou o débito dela na Receita Federal, mas não o pagou. Quando foi descoberto que ela não era psicóloga, mas esteticista, o caso foi encaminhado à Polícia Federal, que instaurou inquérito.
No dia 26 de setembro de 2005, a procuradora da Republica, Isabela de Holanda Cavalcanti, denunciou Hewerton, Lucineide, dentistas e médicos pelas fraudes. O HOJE EM DIA obteve informações que uma clínica odontológica emitiu R$ 10 milhões em recibos falsos para várias pessoas. No processo, Lucineide alegou que estava sendo vítima de fraude e comprovou, por meio de exame grafotécnico, que as assinaturas constantes nos recibos não eram suas. Desde então, ela passou a ser ouvida somente como testemunha.
A procuradora Isabela Cavalcanti denuncia ainda que Hewerton Gonçalves criou a JCM Clínica Médica, junto com os médicos J.M.F e L.F.C, para vender recibos falsos. Também foram constatados recibos em nome do “fisioterapeuta” Gélson Soares da cruz e de duas clínicas dentárias. Nos depoimentos prestados na Polícia Federal e na Vara da Justiça Federal, Hewerton Gonçalves negou as acusações de fraude, mas deixou de responder a alguns questionamentos quando eram solicitadas mais informações. O processo ainda está em tramitação e, na próxima semana, haverá nova audiência.

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima