Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 30 de abril de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: As recentes pesquisas geológicas realizadas no entorno da Lapa Grande foram recomendadas por Auguste De Saint-Hilaire, em 1817, quando em andanças pelo sertão mineiro pediu, em seu livro “Viagem pelas Províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais” (p. 312), que geólogos pesquisassem as cavernas desta região a procura de ossadas de animais pré- históricos. Vejam sua solicitação transcrita abaixo e a respectiva nota de rodapé 486, na qual cita a passagem dos sábios viajantes Spix e Martins pela gruta :
“Seria para desejar que algum geólogo visitasse com cuidado as grotas do deserto. Encontraria aí provavelmente ossos fósseis, pois que me deram em Vila do Fanado um dente de mastodonte, que está atualmente no Museu de Paris, e me disseram ter sido encontrado em um terreno salitrado do sertão. Não sei bem mesmo se não me falaram de ossadas descobertas nessa região”.
“486 - Depois que esse capitulo foi redigido vi, pelo livro dos Srs. Spix e Martins, que eles realizaram o voto que eu exprimira. Os geólogos provavelmente não lerão sem interesse a descrição que esses sábios deram da caverna vizinha de Formigas que chamaram de Lapa Grande, e onde encontraram ossadas de tapires, coatis, onças e megalonyx. Parece, aliás, que a Lapa Grande já não era mais explorada quando foi visitada pelos Srs. Spix e Martins –.”

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima