Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 17 de maio de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: O Livro Mágico: Tesouro da Juventude

“Os tempos mudam. Hoje em dia, se sabe em segundos o que ocorre no mundo. Entre os anos 20 e 70, o “Tesouro da Juventude” cumpriu papel essencial na formação de gerações de brasileiros, não apenas trazendo novidades tecnológicas, novos hábitos, novos conceitos.” Esse preâmbulo é para contar a importância dessa coleção em minha vida. Ganhei essa coleção de minha Tia Amélia, que por sua vez a ganhou do meu pai quando estudaram na Escola Normal de Paracatu. Eram 18 volumes em capa preta, dura, da W. M. Jackson Editores, edição de 1925, ainda com a ortografia antiga, e impresso na Inglaterra. Quando menina, eles ficavam numa pequena estante da sala de visitas de Tia Amélia e eram liberados para mim e minhas amigas lê-los. Eu amava a cada um daqueles maravilhosos volumes, foi a coleção de livros mais importante da minha vida! Tinha duas companheiras que também adoravam “O Tesouro da Juventude”: Marilda Versiani e Layce Tourinho. Em companhia delas, ficávamos horas lendo e usufruindo da beleza de suas ilustrações, verdadeiras obras de arte. Os volumes continham uma seqüência de temas: “O Livro da Terra, O Livro da Natureza, O Livro de Nossa Vida, O Livro do Novo e do Velho Mundo, O Livro dos Por quês;” os que eu mais gostava eram os livros: dos contos, os livros de poesias e belas ações e ainda o livro dos clássicos. No livro dos por quês, encontrávamos perguntas assim: Por que os relógios andam? Qual a causa das miragens? Era uma festa quando Marilda, Layce e eu comentávamos o que líamos. A primeira vez que li “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Caroll foi no Tesouro da Juventude. Não entendi nada, acho que até hoje não consegui entender essa história. No livro da poesia, desenvolvi meu gosto pela beleza, pela rima. Não esqueço de Vovó Zininha lendo para mim as poesias de Guerra Junqueiro e Castro Alves, onde com voz dramática e teatral aumentava o encanto da poesia. As ilustrações a bico de pena, a reprodução de quadros famosos, as gravuras em cores eram de uma beleza indescritível.
Quando Tia Amélia mudou-se para Belo Horizonte, em 1974, ela entregou-me os 18 volumes do Tesouro da Juventude. Foi como se ela me devolvesse a infância! Nessa época, morava em Diamantina, onde trabalhava em dois horários e estudava à noite. Sobrava pouco tempo para ler. Mesmo assim, sempre que podia, lia algum volume e o encantamento era o mesmo. Em 1980, mudei-me para Belo Horizonte. Saí de um sobrado de mais de 20 cômodos para um apartamento de 130m2. Precisava fazer uma triagem do que poderia levar. Naquele momento de mudança, preocupação de sair de uma cidade tranqüila para a cidade grande, deixe para trás meu Tesouro da Juventude e doei a coleção para uma vizinha. Naquele momento, não raciocinei a besteira que fiz. Quando a vida assentou, atentei com o absurdo que cometi. Podia ter trazido a coleção, recuperá-la e tê-la comigo; um verdadeiro tesouro, mesmo que escrito em ortografia antiga!
Como Inês é morta, e como não adianta chorar o leite derramado, fui atrás da vaca para arranjar outro leite. Campeei por todos os sebos de Belo Horizonte. Não achei a coleção antiga. Contentei-me com uma do ano de 1955, em outro papel e com gravuras bem pobres. A tristeza tomou conta de mim. Naqueles 18 tesouros, aprendi a viajar por meio dos livros, eduquei minha sensibilidade e aprendi todo o conhecimento do mundo contido naquelas páginas.
Hoje, quando folheio um de seus volumes, vejo três meninas encantadas lendo “As mil e uma noites, Rapunzel, As Fábulas de Esopo”e sinto uma felicidade como se o tempo não tivesse passado. Lá estava eu, íntima de Sherazade, do Gato de Botas e tantos outros personagens. Uma voz me chama, volto à realidade. Envelheci muitas décadas, mas continuo uma mulher feita de poesia e encantamento, graças ao Tesouro da Juventude.

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima