Revelado: cientista que morreu em maio, "o único verdadeiro gênio que já conheci", projetou dispositivo que resultou na bomba mil vezes superior à de Hiroshima, a de hidrogênio, mas preferiu e viveu pela paz
Quarta 21/05/25 - 23h55Fermi, laureado com o Nobel e um dos pioneiros da era nuclear, havia fugido do fascismo europeu e contribuído para o desenvolvimento do primeiro reator e da bomba atômica.
Ele considerava Garwin (foto) "o único verdadeiro gênio que já conheci" .
Três anos antes, aos 23 anos, Garwin havia projetado o primeiro dispositivo termonuclear funcional, baseado nos conceitos teóricos de Edward Teller e Stanislaw Ulam.
O projeto resultou na primeira bomba de hidrogênio, testada com sucesso em 1952, com potência mil vezes superior à da bomba lançada sobre Hiroshima .
Apesar de sua contribuição para o desenvolvimento de armas nucleares, Garwin dedicou grande parte de sua vida a combater a proliferação nuclear e a promover o uso pacífico da energia atômica.
Ele faleceu em 13 de maio de 2025, aos 97 anos, deixando legado tanto por suas realizações científicas quanto por seu ativismo em prol da paz .