Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Estados Unidos revogam vistos de ex-funcionários do Ministério da Saúde que tratavam da vinda de médicos cubanos ao Brasil. Leia a nota integral

Quarta 13/08/25 - 20h29

Nesta quarta, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou a revogação dos vistos de dois ex-integrantes do Ministério da Saúde do Brasil: Mozart Julio Tabosa Sales e Alberto Kleiman.

Ambos tiveram participação na coordenação do programa “Mais Médicos”, que trouxe médicos cubanos ao Brasil entre 2013 e 2018.

Rubio descreveu o programa como um golpe diplomático e o vinculou a práticas de trabalho forçado.


A NOTA


Texto na íntegra do comunicado emitido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos:


“Hoje, o Departamento de Estado tomou medidas para revogar vistos e impor restrições de visto a vários funcionários do governo brasileiro, ex-funcionários da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e seus familiares por sua cumplicidade com o esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano no programa Mais Médicos. Esses funcionários foram responsáveis ou envolvidos na cumplicidade do esquema coercitivo de exportação de mão de obra do regime cubano, que explora trabalhadores médicos cubanos por meio de trabalho forçado. Esse esquema enriquece o corrupto regime cubano e priva o povo cubano de cuidados médicos essenciais. Como parte do programa Mais Médicos do Brasil, esses funcionários usaram a OPAS como intermediária com a ditadura cubana para implementar o programa sem seguir os requisitos constitucionais brasileiros, driblando as sanções dos EUA a Cuba e, conscientemente, pagando ao regime cubano o que era devido aos profissionais de saúde cubanos. Dezenas de médicos cubanos que atuaram no programa relataram ter sido explorados pelo regime cubano como parte do programa.”

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais