Governador Zema vai assinar nesta quinta-feira ordem de serviço para construção de ponte entre Manga e Matias Cardoso, no valor de 207,49 milhões de reais
Quinta 21/08/25 - 7h44
Zema assina ordem de serviço para construção de ponte sobre Velho Chico
Obra será construída entre Manga e Matias Cardoso, ao custo de R$ 207,49 milhões,com recursos do Acordo de reparaçao de Brumadinho
Luiz Ribeiro
O governador Romeu Zema (Novo) vai assinar, nesta quinta-feira (21/8), a ordem de serviço para a construção da ponte sobre o Rio São Francisco entre Manga e Matias Cardoso, no Norte do estado. A assinatura será em Manga. A obra está orçada em R$ 207,49 milhões.
A obra é aguardada há décadas. Atualmente, a travessia entre as duas cidades ocorre por meio de balsas. O processo é demorado e causa atrasos nos deslocamentos de mercadorias e pessoas.
A estrutura da ponte terá 1.160 metros de extensão e largura de 13,8 metros, incluindo a passagem para pedestres. O projeto também contempla a construção de variantes, que fará a conexão da estrutura com as rodovias MG-401 e MGC-135, e três interseções, que darão acesso às cidades de Manga e Matias Cardoso, bem como às comunidades situadas na área de influência, com pontos de embarque e desembarque para ônibus.
O resultado da licitação para a construção da ponte foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 26 de julho. A oferta vencedora apresentou um desconto de 17,98% em relação ao valor inicial, que era de R$ 252,97 milhões. Ao todo, seis interessadas, entre empresas e consórcios, participaram da licitação, das quais três foram desclassificadas.
Após a licitação, realizada por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), foi iniciada a formação do consórcio vencedor, denominado Ponte Francisco e integrado pelas empresas Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções Ltda.
A obra será executada com recursos do acordo de reparação ao rompimento da barragem de rejeitos da Mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro de 2019. O acordo foi assinado pelo governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública de Minas Gerais e a Vale.
Benefícios
A ponte sobre o Rio São Francisco vai facilitar o deslocamento entre os municípios de Jaíba, Manga, Montalvânia, Juvenília, Miravânia, São José das Missões, Itacarambi, Januária, Janaúba e Montes Claros. A nova infraestrutura também permitirá melhorar a interligação entre o extremo Norte e o Noroeste do Estado, bem como com os estados da Bahia, Goiás e o Maranhão, por meio da BR-135.
“Com a construção da ponte, a geração de emprego e renda em nosso município e na região será multiplicada”, afirma o prefeito de Manga, Anastácio Guedes (PT). Ele afirma que a obra vai facilitar o escoamento de frutas, verduras e cereais produzidos no Projeto Jaíba, localizado no município homônimo que é o maior perímetro irrigado da América.
Anastácio disse que antes mesmo de iniciada, a construção da ponte já provoca mudanças econômicas em Manga. “As terras da região estão sendo mais valorizadas, com o aumento da procura para arrendamento”, declarou.
Ele salienta que a região está também experimenta dinamismo econômico com o anúncio da retomada dos serviços de pavimentação dos 49 quilômetros do trecho entre Itacarambi e Manga. “Nos hotéis da cidade não têm mais vagas”, revela o chefe do Executivo municipal.
"Essa intervenção vai permitir uma mudança expressiva na região. O fluxo de trabalhadores, de pessoas em busca de atendimento em saúde, educação, hoje feito de balsa, será otimizado", ressalta o vice-governador Mateus Simões.
“Além de reduzir o tempo de viagem, proporcionar mais segurança aos usuários, a ponte vai impulsionar o turismo no Vale do Peruaçu, que recentemente foi elevado à categoria de Patrimônio Natural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco)", destaca o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.
Anel viário em Montes Claros
Também nesta quinta-feira (21/8), antes de deslocar para Manga, o governador Romeu Zema vai participar, em Montes Claros, da inauguração do Anel Viário da cidade e a entrega de mais 35 quilômetros de duplicações e outras melhorias na MCG-135 (ligação o entroncamento com a BR-040/Curvelo e o Norte de Minas). O anel rodoviário tem como destaque um novo viaduto na MCG-135 na saída de Montes Claros para Bocaiuva, na confluência com o Anel Rodoviário Sul (em direção à Pirapora/BR-365) e com o Anel Rodoviário Norte (rumo a Francisco Sá/BR-251).
De acordo com informações da concessionária da MCG-135, já foram realizados no trecho investimentos de mais R$ 700 milhões. Entre as entregas realizadas, além do Anel Viário de Montes Claros, estão: duplicação de mais de 35 quilômetros entre Montes Claros e Bocaiuva, nove dispositivos de retorno, seis melhorias de acesso, quatro novas passarelas, quatro quilômetros de vias marginais, e três passagens de gado.
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14h32m, quinta-feira, da Agência Minas:
Governo de Minas emite ordem de início das obras de construção da ponte que liga Manga a Matias Cardoso
Documento autoriza consórcio a começar a erguer uma das maiores estruturas do estado, que passará sobre o Rio São Francisco
O Governo de Minas emitiu, nesta quinta-feira (21/8), ordem de início da construção da ponte que ligará os municípios de Manga e Matias Cardoso, sobre o Rio São Francisco, no Norte do estado. O consórcio Ponte Francisco, vencedor da licitação aberta pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), já pode se mobilizar para começar as obras.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o vice-governador do Estado, Mateus Simões, participaram da solenidade que marcou a ordem de início das obras, nesta quinta, na cidade de Manga.
"Estou muito feliz com o anúncio da ordem de início dessa obra, que já foi prometida tantas vezes e nunca iniciada. No mês que vem, já teremos equipamentos e máquinas operando. Não é uma obra que vai parar, o recurso já está definido, depositado em uma conta e só poderá ser sacado para pagar a construtora à medida que a obra avançar", ressaltou Romeu Zema.
A ponte sobre o Rio São Francisco faz parte do programa Caminhos pra Avançar, maior conjunto de obras de infraestrutura rodoviária de Minas Gerais nas últimas décadas, e representa um marco na integração regional no Norte de Minas, ao melhorar a interligação entre o extremo Norte com o Noroeste do estado, o Oeste da Bahia e a rodovia BR-135, beneficiando especialmente as populações ribeirinhas.
A nova ligação facilitará o deslocamento de bens e pessoas entre as cidades de Jaíba, Manga, Montalvânia, Juvenília, Miravânia, São José das Missões, Itacarambi, Januária, Janaúba e Montes Claros, que é um polo de educação e saúde na região Norte de Minas, e impulsiona o escoamento da produção agropecuária, gerando emprego e renda aos moradores, além de melhorar a qualidade de vida da população, conforme explicou o vice-governador Mateus Simões.
"Essa obra vai transformar a realidade do lado de cá do São Francisco porque a região de Manga não conseguiu se desenvolver como o lado de lá, do ponto de vista de agricultura, de irrigação, porque a conexão para a produção de frutos era ruim. Então, a partir de agora, a condição de desenvolvimento de um polo de fruticultura do lado de cá do São Francisco poderá transformar o Norte de Minas", destacou Mateus Simões.
Um dos diferenciais da ponte será a facilitação do deslocamento de estudantes e trabalhadores, como aqueles do Projeto Jaíba, considerado o maior projeto público de irrigação em área contínua da América Latina, com a captação das águas do Rio São Francisco.
Além de reduzir o tempo de viagem, proporcionar mais segurança aos usuários, a ponte vai desenvolver a economia da região e impulsionar o turismo no Vale do Peruaçu, que recentemente foi elevado à categoria de Patrimônio Natural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Licitação e cláusula de retomada
Serão investidos cerca de R$ 250 milhões na construção da ponte, com recursos do Acordo Judicial de Brumadinho, assinado pelos compromitentes — Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) — com a Vale. O rompimento das barragens tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.
A licitação foi pioneira no estado em usar a cláusula de retomada para a garantia da execução, de acordo com a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/2021), prevista para obras com custo acima de R$ 200 milhões.
"Essa foi a primeira licitação que o Estado fez de uma obra em grande vulto, com cláusula de retomada, com seguro adicional, para poder assegurar que essa obra comece e termine da melhor forma possível. Esse povo espera essa obra há 50 anos e a gente tem que fazer ela com a maior presteza possível", disse o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Rodrigues Tavares.
As empresas participantes dessas licitações precisam apresentar uma apólice de seguro garantia e, caso a vencedora não cumpra o contrato, cabe à seguradora indenizar o Estado em 30% do valor total da obra ou assumir o contrato, comprometendo-se a executar a obra.
A ponte
A estrutura de ponte terá 1.160 metros de extensão e largura de 13,8 metros, incluindo os passeios laterais para pedestres, além de uma variante de 2.940 metros, que fará a conexão da travessia com as rodovias MG-401 e MGC-135, e três interseções, que darão acesso a Manga e a Matias Cardoso, bem como às comunidades situadas na área de influência, com pontos de embarque e desembarque para ônibus. Nessa extensão total de 4,1 quilômetros, será utilizado asfalto borracha, feito a partir do pó de borracha de pneus descartados.
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23h51m, quinta-feira, do jornal O Tempo, de BH:
Governo autoriza início das obras da ponte sobre o Rio São Francisco, em Manga
Estrutura vai ligar Manga a Matias Cardoso e promete transformar a integração regional no Norte de Minas
Gabriel Rezende
O Governo de Minas autorizou, nesta quinta-feira (21/8), o início das obras de construção da ponte sobre o Rio São Francisco, que vai ligar os municípios de Manga e Matias Cardoso, no Norte do estado. A ordem de serviço foi assinada em solenidade realizada em Manga, com a presença do governador Romeu Zema e do vice-governador Mateus Simões.
Com a ordem emitida, o consórcio Ponte Francisco, vencedor da licitação conduzida pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), já pode mobilizar equipes e equipamentos para dar início à execução em campo, prevista para começar nas próximas semanas.
“Estou muito feliz com o anúncio da ordem de início dessa obra, que já foi prometida tantas vezes e nunca iniciada. No mês que vem, já teremos equipamentos e máquinas operando. Não é uma obra que vai parar, o recurso já está definido, depositado em uma conta e só poderá ser sacado para pagar a construtora à medida que a obra avançar”, afirmou Zema.
Integração regional
A ponte faz parte do programa Caminhos pra Avançar, considerado o maior conjunto de obras de infraestrutura rodoviária em Minas nas últimas décadas. A ligação é vista como um marco para a integração do extremo Norte com o Noroeste mineiro, o Oeste da Bahia e a BR-135, beneficiando especialmente as populações ribeirinhas.
Segundo o vice-governador, a obra será decisiva para impulsionar o desenvolvimento local. “Essa obra vai transformar a realidade do lado de cá do São Francisco porque a região de Manga não conseguiu se desenvolver como o lado de lá, do ponto de vista de agricultura e irrigação, porque a conexão para a produção de frutos era ruim. Então, a partir de agora, a condição de desenvolvimento de um polo de fruticultura do lado de cá poderá transformar o Norte de Minas”, destacou Simões.
O projeto deve facilitar o deslocamento de estudantes e trabalhadores, como os que atuam no Projeto Jaíba, considerado o maior projeto público de irrigação em área contínua da América Latina. Além disso, reduzirá o tempo de viagem, aumentará a segurança dos usuários e deve impulsionar o turismo no Vale do Peruaçu, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial.
Investimento e modelo de contratação
Serão investidos R$ 250 milhões na construção da ponte, com recursos do Acordo Judicial de Brumadinho, firmado entre o Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e a Vale.
A licitação foi a primeira em Minas a utilizar a cláusula de retomada, prevista na Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021). Esse mecanismo garante que, em caso de descumprimento do contrato pela empresa vencedora, a seguradora seja obrigada a indenizar o Estado em 30% do valor total ou assumir a execução da obra.
“Essa foi a primeira licitação que o Estado fez de uma obra em grande vulto, com cláusula de retomada, com seguro adicional, para poder assegurar que essa obra comece e termine da melhor forma possível. Esse povo espera essa obra há 50 anos”, afirmou o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Rodrigues Tavares.
Estrutura da ponte
O projeto prevê uma ponte de 1.160 metros de extensão e 13,8 metros de largura, com passeios laterais para pedestres. Também será construída uma variante de 2.940 metros, interligando a travessia às rodovias MG-401 e MGC-135, além de três interseções de acesso a Manga, Matias Cardoso e comunidades vizinhas.
No total, serão 4,1 quilômetros de obras, que utilizarão asfalto borracha, produzido a partir do pó de pneus descartados, tecnologia que alia durabilidade e sustentabilidade.