Desencarceramento levou 3 horas
Quinta 11/09/25 - 10h10
SAMU socorre vítima de capotamento na MGC-122
A equipe do SAMU prestou socorro a um homem de 23 anos após o caminhão que ele conduzia capotar às margens da MGC-122, em Janaúba, na madrugada desta quinta-feira (11).
O caminhão transportava carvão e seguia da Bahia em direção à Sete Lagoas (MG), quando ocorreu o acidente.
Quando o SAMU chegou ao local, a vítima estava presa as ferragens e após cerca de três horas de trabalho o Corpo de Bombeiros conseguiu desencarcerá-lo.
A equipe médica do SAMU prestou atendimento ao homem que estava com fratura de pelve, trauma abdominal, suspeita de luxação de ombro, e escoriações nos membros superiores.
Após os primeiros socorros, o paciente foi encaminhado para o hospital de Janaúba.
***
11h36m, quinta-feira, do jornal O Tempo, de BH:
Caminhão capota na MGC-122 e motorista fica preso às ferragens em Janaúba
O veículo transportava carvão e seguia da Bahia para Sete Lagoas (MG) quando ocorreu o acidente
Um homem de 23 anos ficou preso às ferragens após o caminhão que conduzia capotar às margens da MGC-122, em Janaúba, na madrugada desta quinta-feira (11). O veículo transportava carvão e seguia da Bahia para Sete Lagoas (MG) quando ocorreu o acidente.
Equipes do SAMU prestaram os primeiros socorros, enquanto o Corpo de Bombeiros trabalhou por cerca de três horas para desencarcerar a vítima. O motorista sofreu fratura de pelve, trauma abdominal, suspeita de luxação no ombro e escoriações nos membros superiores.
Após o atendimento inicial no local, o homem foi encaminhado para o hospital de Janaúba, onde permanece sob cuidados médicos.
***
13h07m, quinta-feira, dos Bombeiros: Na madrugada desta quinta-feira (11), por volta das 04h40min, o Pelotão de Bombeiros Militar de Janaúba foi acionado para atendimento a um acidente de capotamento de um caminhão carregado de carvão vegetal, na MGC-122, km-175.
O acidente ocorreu no trecho próximo ao trevo de acesso à comunidade Barreiro da Raiz, onde segundo o motorista J.F.M., de sexo masculino e 23 anos de idade, que seguia de Carinhanha-BA para Sete Lagoas-MG, perdeu o controle da direção do veículo causando o capotamento e espalhando toda a carga de carvão vegetal na margem direita, fora da pista.
Ao chegar ao local, as equipes de bombeiros garantiram a segurança da cena, iniciaram os trabalhos para acessar a vítima que conduzia o caminhão, considerando que se encontrava preso às ferragens da cabine, consciente, orientado e queixando de dores no corpo devido a compressão nas ferragens.
Munidos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de ferramentas específicas de salvamento veicular, os bombeiros executaram técnicas de desencarceramento. A operação contou ainda com apoio de uma máquina pá carregadeira da Prefeitura de Janaúba e de um caminhão munck de voluntário, que auxiliaram no atendimento.
A operação contou ainda com apoio de uma máquina pá carregadeira da Prefeitura de Janaúba e de um caminhão munck, que auxiliaram na retirada das ferragens e carga. Após o êxito no desencarceramento, a vítima foi entregue à equipe da USA do SAMU, que realizou os primeiros atendimentos e encaminhou o motorista ao Hospital Regional de Janaúba.
A Polícia Militar esteve presente, realizando a sinalização da via e o controle do trânsito para evitar novos acidentes e manter a segurança da ocorrência.
As imagens registradas no local (em anexo) mostram a complexidade do atendimento e reforçam a importância da atuação integrada das equipes para garantir o resgate seguro da vítima.
ASCOM/7ºBBM
Participaram da ocorrência:
• Uma viatura Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS) e uma Unidade de Resgate (UR) do Corpo de Bombeiros de Janaúba;
• Uma ambulância de Suporte Avançado (USA) do SAMU de Janaúba;
• Um caminhão munck de voluntário;
• Uma máquina pá carregadeira da Prefeitura Municipal de Janaúba;
• Uma viatura da Polícia Militar.