Secretário Marco Rubio anuncia que a partir de 24 de novembro Maduro e altos funcionários serão tratados como líderes de organização terrorista estrangeira
Segunda 17/11/25 - 6h47
Os Estados Unidos anunciaram que vão declarar o Cartel de Los Soles como uma organização terrorista estrangeira.
O secretário de Estado Marco Rubio anunciou neste domingo (16) que os Estados Unidos designarão o Cartel dos Sóis como organização terrorista estrangeira, com efeito a partir de 24 de novembro.
“O Cartel dos Sóis, juntamente com outras organizações terroristas estrangeiras designadas, incluindo o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa, é responsável por violência terrorista em todo o hemisfério, bem como pelo tráfico de drogas para os Estados Unidos e a Europa.”
Segundo o governo americano, o cartel é liderado por Nicolás Maduro e outros altos funcionários venezuelanos.
Washington afirma que o grupo está envolvido no tráfico de drogas, apoiando gangues como o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa.
A ação inclui sanções econômicas, como o bloqueio de bens nos EUA, por meio do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC).
Entre os acusados está o general Hugo “El Pollo” Carvajal, ex-chefe de inteligência venezuelana, que já se declarou culpado nos EUA por narcoterrorismo.
A designação dos EUA abre caminho legal para medidas mais severas, incluindo sanções reforçadas e ações contra recursos financeiros.


