Polícias lançaram operação preventiva em M. Claros: objetivo é "cumprir 17 mandados de busca e apreensão e desarticular grupos organizados investigados por reiterados episódios de violência associados à rivalidade entre torcidas organizadas de clubes mineiros de futebol"
Terça 13/01/26 - 13h1713h15m, terça-feira, da Polícia Civil:
Ação conjunta mira crimes praticados por torcidas organizadas em Montes Claros
Nesta terça-feira (13/1), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em conjunto com as polícias Militar e Penal e com a Guarda Civil Municipal, deflagrou, em Montes Claros, Norte do estado, a operação Hooligans Moc, com o objetivo de cumprir 17 mandados de busca e apreensão e desarticular grupos organizados investigados por reiterados episódios de violência associados à rivalidade entre torcidas organizadas de clubes mineiros de futebol.
Durante a ação, foram recolhidos diversos materiais, como soqueiras, facas, barras de ferro e celulares dos investigados.
Segundo o delegado responsável pela investigação, Cezar Salgueiro, as apurações apontaram que, ao longo do ano passado, ocorreram confrontos entre torcidas organizadas rivais na cidade.
“Foram episódios caracterizados por agressões físicas, depredações de patrimônio, incêndios criminosos e incitação pública à violência, inclusive por meio de redes sociais”, disse.
Segurança em foco
Cezar acrescenta que a ação de hoje, realizada de forma integrada com as demais forças de segurança, teve dupla finalidade.
“Por um lado, foi repressiva e probatória, voltada à interrupção das atividades criminosas e à coleta de elementos de prova relacionados com os crimes praticados. Por outro lado, foi preventiva, visando à garantia de um ambiente seguro e pacífico para a realização da partida oficial do Campeonato Mineiro, que acontecerá em Montes Claros nesta quarta-feira (14/1)”, explica o delegado.
A operação contou com a atuação de cem policiais e com o apoio de três cães.


