Carreta com carvão vegetal pegou fogo na noite de sexta-feira: "O condutor havia parado em M. Claros para pernoite quando moradores (...) perceberam fumaça saindo da carroceria e alertaram o motorista"
Sábado 17/01/26 - 8h12
(...)
Na noite de sexta-feira (16/01/2026), por volta das 18h, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atendeu a uma ocorrência de princípio de incêndio em uma carreta carregada com aproximadamente 115 m³ de carvão vegetal, nas proximidades do Condomínio Vila Segura, em Montes Claros/MG.
Para o atendimento, foram empenhadas uma viatura de combate a incêndio e uma viatura de salvamento.
Conforme informações apuradas no local, a carreta havia saído do município de Salinas/MG com destino a Betim/MG.
O condutor havia parado em Montes Claros para pernoite quando moradores da região perceberam fumaça saindo da carroceria e alertaram o motorista.
Com o objetivo de evitar a propagação das chamas e maiores danos, o condutor realizou o derramamento total da carga na via pública, utilizando os mecanismos próprios da carreta, antes que o incêndio se desenvolvesse.
As guarnições do Corpo de Bombeiros atuaram no controle da ocorrência, realizando o resfriamento inicial do material.
Em seguida, com o apoio de uma pá carregadeira, o carvão vegetal foi revirado, possibilitando a aplicação de novas camadas de água e eliminando o risco de reignição.
O proprietário da carga esteve presente no local e providenciou a remoção do material, enviando outra carreta para efetuar o transporte do carvão vegetal.
Não houve vítimas nem danos à carreta.
Os trabalhos das guarnições do Corpo de Bombeiros foram concluídos por volta da 1h da madrugada deste sábado (17/01/2026).
***
12h12m, sábado, do jornal O Tempo, de BH:
Bombeiros controlam incêndio em carreta carregada de carvão vegetal em Montes Claros
O trabalho de combate às chamas começou nessa sexta-feira (16), por volta das 18h, e foi concluído neste sábado (17), por volta de 1h
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerai (CBMMG) controlou um princípio de incêndio em uma carreta carregada com aproximadamente 115 m³ de carvão vegetal em Montes Claros, no início da noite dessa sexta-feira (16).
De acordo com os bombeiros militares, a carreta seguia de Salinas, no Norte de Minas, para Betim, na Região Metropolitana do estado.
O motorista decidiu parar para "pernoitar" em Montes Claros.
Segundo relato de moradores, eles perceberam fumaça saindo da carroceria e alertaram o carreteiro.
O fato ocorreu nas proximidades do Condomínio Vila Segura, por volta das 18h.
Ainda de acordo com as testemunhas, com o objetivo de evitar a propagação das chamas, o dono do veículo realizou o derramamento total da carga na rua, utilizando mecanismos próprios da carreta, antes que o incêndio aumentasse.
Conforme a guarnição, para o atendimento, foram empenhadas uma viatura de combate à incêndio e outra de salvamento. Primeiramente, os militares fizeram o resfriamento do material para evitar o propagamento das chamas.
Em seguida, com o apoio de uma pá carregadeira, eles reviraram o carvão vegetal foi revirado e aplicaram novas camadas de jato de água, eliminando o risco de reignição.
O proprietário da carga compareceu ao local e ficou responsável pela remoção do material. Ele providenciou outra carreta para efetuar o transporte do carvão vegetal.
Ainda não se sabe o que ocasionou o princípio de incêndio.
As causas serão investigadas. Não houve vítimas, nem danos ao veículo.
A ocorrência foi concluída neste sábado (17), por volta de 1h


