Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 19 de abril de 2024

Morre aos 90 o jurista Paulo Brossard, também o mais brilhante tribuno parlamentar do Brasil nos últimos 40 anos; Brizola o chamou de "Ruy Barbosa em compotas"

Domingo 12/04/15 - 12h38

Descrito por Carlos Castelo Branco, o maior analista político do Brasil, como o parlamentar brasileiro mais brilhante da última metade do século passado, morreu Paulo Brossard, aos 90 anos, nesta manhã, em Porto Alegre. Ministro da Justiça de 1986 a 1989, membro do Supremo Tribunal Federal de 1989 a 1994, discípulo confesso do líder caudilhesco Júlio de Castilhos, Brossard ainda mantinha escritório de advocacia na capital gaúcha. Foi deputado estadual, federal e senador pelo antigo MDB. O governo do Rio Grande do Sul decretou luto oficial de três dias e o velório será no Palácio do Piratini, sede do governo gaúcho. Nascido em Bagé, Brossard era casado com Lúcia Alves Brossard de Sousa Pinto, com quem teve dois filhos.
EM COMPOTAS
No fim dos anos 70, o jurista e parlamentar foi lançado, pela Frente Única pela Redemocratização, candidato à Vice-Presidência da República na chapa do general Euler Bentes Monteiro, que liderou ala militar dissidente. Era o começo do fim da última ditadura brasileira. O ex-governador Brizola, que em momentos distintos foi seu adversário, aliado e novamente adversário, certa vez chamou Brossard de "Ruy Barbosa em compotas", ironizando sua espantosa erudição.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais